Publicado por: wilsonsenhorinho | 25 12 07

Lei 10741-Prioridades do idoso

Hoje,  lojas e supermercados se viram invadidos por um diluvio de gentes.  Nalguns até se podia entrar, o problema era, sair. Filas tortas e mescladas de carrinhos e gente, pacientes alguns, indocéis outros na perseguição das máquinas registradoras dos caixas. E lá iam, passo a passo, quem conduzia carreta cheia ou quem ,tambem alegremente , pilotava seu fusquinha(ainda existe sim)  enfim , quem pode, pode e quem não pode… pode menos, afinal, é  Natal.

Mas o que me chamou a atenção, tem ligação com o texto de chamada deste comentario.Não do carro grande ou pequeno, mas do  idoso e do jovem, melhor, do velho e do novo. Principalmente no hora de chegar aos caixas.

Infelizmente, não sei se é coisa do interior, mas minha experiencia é de Jequié. Então, falo dela. Existe uma Lei, tá aí em cima que fala explicitamente em ” prioridades” do idoso. Prá ficar mais claro aos que não a conhecem, cito alguns pontos da lei:

Art. 3- … assegurar ao idoso com “absoluta prioridade”…  e aí  um Paragrafo Único- Garantia de prioridade compreende: e  seguem 8 alineas, quero destacar só 4:

a)…atendimento preferenical e individualizado junto aos orgãos publicos e “privados” prestadores de serviços á população;

c)…destinação privilegiada de recursos publicos nas areas relacionadas com a proteção do idoso;

h)… garantia de acesso á rede de serviços de saude e de assistencia social  locais.

Pois bem, na lei nada determina a criação de um caixa exclusivo para idosos. Mas vá lá que seja, é o jeitinho brasileiro. Só que, cá entre nós,em Jequie isso não funciona, exceção de bancos (Brasil e  Itaú), correios e… e….e… (esqueci do remedio da memória hoje). Os supermercados, gostaria de saber o porque, até colocam um aviso, mas, pequeno, envergonhado, num local de dificil acesso , sem qualquer destaque, e segundo Lei, prioritário. Que diferença pra capital. Em Salvador no comercio, nos shopes, é outro o critério. Os que adotam fila unica, e têm os caixas prioritários, você não entra na fila,  porque, os que da fila fazem parte, educamente cedem espaço para os idosos que chegam e são  atendidos prioritariamente que primeiro esteja disponivel. Tenta fazer isso aquí, tenta! Sujiro que as gerencias, pensem no caso. Não é concessão de privilegio, é a lei que assim determina, e , depois, se isso não basta, amanhã, será o dia do hoje.

About these ads

Responses

  1. Não tinha lhe dado as boas vindas ainda Tio, seja bem-vindo a esse, louco e frenético, mundo dos blogs. Mas para uma mente tão crítica e viva acho que não será demorado nem penoso se acostumar.

    Bom, sobre o post acima, acho que idosos não devem ser privilegiados por lei, mas sim por nossa consciência em conceder-lhes o devido merecimento em virtude de seus cabelos brancos e passos já dados. Respeito não se deveria impor por meio de leis, mas já que assim o fazemos…

    Acho que nas capitais não se difere muito o cenário, é mais uma questão de seguir normas do que de achar que alcançar a boa idade represente alguma coisa, e mereça alguma atenção especial.

    Espero ter a sorte de chegar a idade em que precise passar pelo desprazer de ser esquecido!!

    Qualquer ajuda que precisar basta falar! Grande abraço!

    PS.: É Paulinho namorado de Raiana..

  2. Sou Bacharel em Direito e gostaria que o Dr. enviasse-me qual o procedimento para enquadrar um supermercado que não atende o requisito de prioridade aos idosos.

  3. quais as pessoas q tem direito a prioridades em bancos

    • A Lei estabelece “prioridade” de atendimento para os de mais de 60 anos, as gravidas e com crianças de colo, e a queles com necessidades especiais.

  4. Velho só atrapalha, é lento, esquecido e desajeitado. Acha sempre que tem razão ou se faz de coitado. O fato é que o “Novo” não se dá conta que Ele é fruto do “Velho” e mais ainda, “Ele” que hoje é novo, mais adiante talvez, ser
    velho, não lhe será previlégio algum e gostará de gozar os direitos da Lei do “IDOSO”. Lei que já será velha também. Deus abençoe os novos que respeitam os velhos, amém.

  5. Apenas uma pergunta… FAZER JOGOS EM CASAS LOTÉRICAS É PRIORIDADES DE IDOSOS? OU SEJA O IDOSO PODE PASSAR A FRENTE DOS DEMAIS PARA APENAS FAZER JOGOS?

    • A lei não faz indicação de exclusões para o atendimento de nenhuma prestação de serviços.. A CEF é administradora e gestora dos jogos que estão regidos por lei, é então legal. Depois, no meu modo de ver, não só respeito ao idoso, a prioridade do atendimento, mas tambem não achas que seria preconceituoso se impedir de usufruir um direito legal de fazer sua fezinha no jogo? Quero agradecer sua atenção e a visita a este blog. Valeu seu comentário.

      • Ok… obrigado, mas ao meu ver, nao é licito as pessoas ficarem no sol por mais de 40 min. numa fila pra fazer sua fezinha e pagar seus compromisso e vir uma pessoa q esta exercendo seu direito legal pelo estatuto do idoso entrar na frente só pra fazer jogo ou seja sua fezinha e trazendo de outras pessoas que poderiam muito bem frequentar filas. mas obrigado pela atenção.

      • Genivaldo amigo, por aqui uma lotérica tem um guichê de atendimento preferencial para idosos, e como fica próximo da rua, a exposição no sol, já que é fila unica. Quanto ao mais, você tem toda razão. ´Outro dia mesmo, estava na fila para pagamento de um imposto municipal, que só se paga na CEF, e um cidadão, idoso, alto, aquele chapelão de sertanejo na cabeça
        se achegou ao guichê entregou e pediu a idosa ,que já estava sendo atendida que também pagasse a sua conta de energia, todos se acomodaram, menos eu que “berrei” : “nada disso, fique na fila como nós estamos, isso é falta de respeito com os seus companheiros idosos, a sua pressa é a pressa de todos aqui, não só dos idosos ( com guichê preferencial) como os demais”, envermelhou, quiz protestar mas os outros acordaram e a funcionária pediu que ele entrasse na fila. è a mesma coisa nas filas das maquinas de auto-atendimento dos bancos.Existem as máquinas de fazem saques e inúmeras outras que operam todos os demais serviços, pois bem, o cliente só tira extratos,nos caixas de saques . É mole? Eu costumo dizer que na maioria, uma “pessoa, não é burra, só tem preguiça de raciocinar”.
        Foi prazeroso nosso encontro. Perdoe se extrapolei, fiz uma cronica. Abraços e 2013 com muita saúde, muita chuva pro nordeste e PAZ.

  6. Também acho o fim da picada , um idoso passar na frente das outras pessoas que estão na fila, somente pra fazer uma aposta de jogo. Tem que valer o bom senso senso do idoso também, né??????


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: